Conheça o Autor


Diego Hideki Shibata, 17 anos (2012)



1. Objetivos profissionais:

  • Concluir o meu curso técnico de mecatrônica, desenvolvendo com dedicação e competência um trabalho de conclusão de curso que gere soluções para problemas atuais e proporcione melhorias para a qualidade de vida numa cidade como São Paulo;
  • Atuar profissionalmente numa indústria mecatrônica que me propicie oportunidades de evolução profissional, através das quais eu me sinta motivado a buscar uma melhoria contínua (cursos extracurriculares, aprendizado de novos idiomas, etc.);
  • Dar continuidade aos meus estudos cursando uma faculdade de engenharia.


2. Formação:

        Engenharia Aeroespacial
        Universidade Federal do ABC (UFABC)
        2013 - 2018 (em andamento)
        Santo André - SP / São Bernardo do Campo - SP

        Técnico em Mecatrônica
        ETEC Martin Luther King
        2011 - 2012 (2 anos)
        São Paulo - SP


 3. Idiomas:

  • Inglês: Leitura avançada e conversação intermediária;
  • Japonês: Leitura (hiragana e katakana) e conversação básicas;
  • Português: Língua nativa.

 
4. Competências Profissionais:
  
  • Domínio da tecnologia do desenho 2D assistido pelo computador (AutoCAD - 2D);
  • Introdução à tecnologia do desenho 3D assistido pelo computador (AutoCAD - 3D);
  • Manuseio dos principais instrumentos de medição (paquímetro, micrômetro e relógio comparador);
  • Operação de máquinas convencionais para usinagem (torno universal e fresadora universal);
  • Utilização dos principais critérios para seleção de materiais em projetos mecatrônicos;
  • Domínio dos principais softwares cotidianos (Windows, Microsoft Office Word, Excel, PowerPoint);
  • Experiência com a programação básica em linguagem C++ (com o uso de Turbo C++);
  • Montagem e entendimento de circuitos eletrônicos (analógicos e digitais);
  • Introdução à programação de CLP's (em linguagem Ladder);
  • Introdução aos principais softwares e linguagens (linguagens Assembly e C) destinados à programação de microcontroladores;
  • Convivência e entendimento de circuitos eletropneumáticos e suas principais aplicações industriais.

5. Experiências internacionais:

  • Intercâmbio para aprendizado da língua japonesa:
Local: Yachiyo-shi, Chiba-ken, Japão (1998-2002)
Atividade principal: Estudo em escolas japonesas (YōchienShōgakkō)

  • Intercâmbio para aprimoramento da língua inglesa:
Local: Boston, Massachusetts, EUA (2013)
Motivação: Premiação pelo melhor desempenho acadêmico dentre os formandos de Dezembro de 2012 da Etec Martin Luther King
Responsável: Governo do Estado de São Paulo
Atividade principal: Estudo de inglês em escola especializada
Atividades extracurriculares: Visitas a Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Museum of Fine Arts (MFA) e New England Aquarium